Lesões ortopédicas na corrida – Como é possível identificar ?

Quando uma pessoa corre significa que ela dá em torno de duzentos passos por minuto. Imagina como a corrida pode impactar a vida de um corredor?

Todos nós sabemos que a corrida é um tipo de exercício e também esporte, que traz muitos benefícios à saúde, mas em alguns casos, pode ser que essa prática cause algumas lesões ortopédicas. Essas lesões são bem comuns, especialmente, em corredores amadores que não tem um preparo físico adequado para este tipo de atividade.

Há também aqueles que precisam correr em quadras, por exemplo, os tenistas, que desenvolvem outros tipos de lesões ortopédicas, como o ‘cotovelo de tenista’, tendo um dos principais sintomas denominados de Rigidez do Cotovelo.

Vamos ver neste post algumas dessas lesões ortopédicas e como identificá-las!

Canelite

Uma das lesões mais comuns em corredores é a tensão tibial medial, conhecida também como canelite. É uma lesão que ocorre principalmente em corredores iniciantes, que estão passando pelo processo de adaptação e ainda assim, exageram no ritmo da corrida e também na intensidade dos treinos.

Essa lesão também pode surgir em corredores que estão treinando para competir em uma maratona.

Ela pode surgir de forma repentina e a dor é bem característica na região da canela. Muitos corredores não suportam a dor, precisando parar os treinos. A tensão tibial medial é decorrente de uma inflamação na região da tíbia ou tendões dos músculos presentes na perna.

O diagnóstico de canelite é feito por um médico ortopedista, através de exames clínicos e de imagens. O tratamento inclui a suspensão dos treinos, e em alguns casos o uso de medicamentos e fisioterapias.

A fisioterapia vai ajudar a diminuir as tensões musculares, o que reduz a inflamação na região, além de preparar a musculatura para a volta dos treinos..  

Fascite plantar

Outra lesão muito comum em corredores é a fascite plantar. Trata-se de um tecido que reveste os músculos dos pés. No entanto, a lesão só é percebida quando há um longo tempo de pausa.

Depois de algum tempo de repouso, o corredor geralmente se queixa de dor na região do calcanhar e na sola dos pés. Essa dor pode ser notada principalmente ao acordar. Durante o dia, a dor pode até ser reduzida, mas após um período de descanso, ela volta.

A fascite plantar é uma lesão que prejudica qualquer corredor, especialmente aqueles que gostam de fazer seus treinos durante o período da manhã.  

A sobrecarga na região é a principal causa dessa lesão, aliás, além dos corredores, essa lesão pode também prejudicar pessoas que estão acima do peso.

Lesões nos joelhos

As lesões nos joelhos são muito comuns em corredores e são um dos principais motivos por afastar pessoas dessa prática esportiva.

A síndrome da banda iliotibial é uma dor aguda que ocorre na lateral do joelho, impedindo a pessoa de correr. A dor se manifesta no joelho, mas ocorre na lateral da coxa, chamada banda iliotibial.

O médico ortopedista pode solicitar alguns exames de imagens para dar o diagnóstico correto. O tratamento consiste na diminuição de treinos, fisioterapia e uso de medicamentos.

Deixe um comentário