Ser triatleta é um esforço que exige muita dedicação. Treinamentos diários fazem parte da rotina desse atleta, sendo necessário planejar e organizar a rotina para que ele dê conta de nadar, pedalar e correr. Tudo em uma só prova e nesta ordem.
Saber respeitar os limites do seu corpo e treinar regularmente, aumentando de forma gradativa a intensidade dos treinos, é o primeiro passo para chegar até o final de uma competição de triathlon. Se sua meta é se tornar uma triatleta, confira agora o que você precisa saber e ter para fazer um triathlon.
A natação
A maioria dos atletas que começam a treinar para esse tipo de competição, acabam sendo pegos de surpresa quando pulam na piscina para nadar.
A natação é uma atividade física que requer muito treinamento para alcançar uma boa performance. É importante o atleta começar na piscina para depois entrar no mar, pois são dificuldades bem diferentes. Ao nadar no mar, o atleta se depara com desafios que podem até mesmo assustar no começo. É o caso da correnteza, das ondas e da temperatura da água do mar.
Quem ainda não domina bem as técnicas necessárias para render na natação, leva um tempo de pelo menos seis meses até conseguir alcançar o rendimento esperado na rotina do esporte. No momento da prova, o competidor deve tomar cuidado para não atrapalhar o rendimento do adversário. Caso isso ocorra, ele pode ser penalizado tendo que ficar 30 segundos parado no momento de transição de uma penalidade para a outra.
O pedal
No ciclismo, a única coisa que é proibido é colocar o pé no chão. Além de técnica e preparo para o pedal, o atleta deve se preocupar com os equipamentos necessários para obter melhor desempenho. Uma bike de alta performance, com um amortecedor resistente a grandes impactos, com um sistema de câmbio que não garra e uma sapatilha confortável e resistente, contribui muito mais para o desenvolvimento do atleta.
Um velocímetro para bike também é fundamental nesses tipos de prova. Esse aparelho irá te ajudar a registar o tempo e velocidade que você alcançou dentro de um percurso. Dessa forma, você poderá avaliar o que precisa melhorar para percorrer o percurso no tempo necessário.
A corrida
A última etapa da competição do triathlon é a corrida. O competidor já nadou cerca de 3,8 km, pedalou 180 km e agora deverá correr praticamente uma maratona – isso em grandes competições, como a Ironman. É obrigatório nesta etapa da prova correr com a vestimenta adequada, sendo proibido usar qualquer utensílios das etapas anteriores.
Não largue da academia
Em meio a todo essa rotina de grande preparo, se você puder encaixar a rotina da academia em seus treinos será uma boa escolha. A musculação ajuda a preparar o seu corpo para todos esses desafios, te ajudando a ser mais resistente e ter mais força para seguir em frente.
A academia também ajuda a evitar possíveis contusões e desgastes que esse tipo de prova pode provocar. Agora que você já sabe tudo que precisa para ter para fazer o triathlon é hora de arregaçar as mangas e começar os treinos. Boa sorte!