Sem dúvidas, melhorar a flora vaginal é de interesse de toda mulher que está em busca de manter uma boa saúde. O combate a infecções, como a candidíase, está entre os motivos para garantir uma flora vaginal saudável, afinal, é uma forma de prevenir a infecção.
Apesar de ser uma infecção comum entre as mulheres, a candidíase precisa ser tratada para evitar sintomas, desconforto e outras complicações. Entre os fatores que podem influenciar a saúde vaginal, os probióticos acabam se destacando por ser ótimo para prevenir e equilibrar.
A seguir, você verá a importância que a flora vaginal possui para a sua saúde, além de como os probióticos podem contribuir para a prevenção da candidíase e poderá contar com dicas fundamentais para garantir uma boa saúde vaginal.
O que é Flora Vaginal?
Imagine um vasto campo com plantações de flores, onde há diferentes espécies diferentes, unidas. É assim que se pode imaginar a flora vaginal. Ela nada mais é do que uma diversidade de microrganismos unidos, como em um campo de flores ou uma comunidade.
Essa união é fundamental para garantir a saúde da mulher. Por exemplo, há uma série de bactérias do bem, como é o caso dos lactobacilos, que são eficientes na hora de equilibrar o pH vaginal.
Com isso, a região estará melhor prevenida contra microrganismos que podem causar infecções e doenças, os patogênicos. Essa é a grande tarefa da flora vaginal, garantir essa proteção sendo uma frente unida natural.
Além dos lactobacilos, na flora vaginal estão presentes vários outros tipos de fungos e bactérias que, em equilíbrio, não são nenhum risco para a saúde feminina. Mas, em desequilíbrio, pode gerar um proliferação desses microrganismos e resultar em candidíase e outras infecções.
Com a boa saúde da flora vaginal, evita-se esse tipo de proliferação e, consequentemente, garante uma boa saúde de modo geral – considerando que infecções do tipo podem gerar muitos incômodos e afetar a vida sexual e reprodutiva da mulher.
O que é Candidíase?
Se você é mulher e já teve sintomas como coceiras, intensa irritação na região vaginal ou até mesmo corrimento espesso e em tons esbranquiçados, saiba que esse pode ser um quadro de candidíase.
Mas, esse é um quadro de infecção bastante comum entre mulheres. Um estudo realizado pelo Ibope (2020), estimou que no Brasil cerca de 52% das mulheres já tiveram candidíase ao menos uma vez.
A candidíase é causada por um fungo do gênero candida – geralmente, pelo candida albicans – e pode ser desencadeado por diferentes fatores, como:
- Uso de antibióticos;
- Hormônios;
- Maus hábitos de higiene.
Apesar de não haver gravidade neste quadro infeccioso, é muito importante tratar para evitar prejudicar a qualidade de vida da mulher e para que não evolua para um quadro mais grave.
Por exemplo, quando a paciente realiza um tratamento quimioterápico ela pode ter uma evolução no quadro de candidíase e ver a infecção se espalhar para outras áreas do corpo e ter sérios problemas. Portanto, é fundamental que seja feito o tratamento preventivo.
Como os Probióticos Ajudam na Saúde Vaginal?
Imagine uma solução que não só é benéfica para a saúde como também é super eficiente. Isso é o que os probióticos fazem pela saúde da mulher. Eles são microrganismos vivos que ao serem utilizados na quantidade certa contribuem de diferentes formas para a saúde vaginal. Entre os principais benefícios, temos:
- Restaura o equilíbrio da flora vaginal;
- Ajuda a manter esse equilíbrio;
- Previne contra o excesso de fungos, como é o caso da candida;
- Ajudam a reforçar as barreiras naturais da região;
- Ótimo para um período de recuperação após o uso de antibióticos;
- Interrompe o crescimento de bactérias prejudiciais com a produção de substâncias inibidoras.
É comprovado que consumir probióticos de maneira regular pode contribuir para a redução de casos infecciosos na vagina – como a candidíase. Ou seja, é um ótimo aliado para o fortalecimento da saúde. Mas, como podemos inserir o consumo de probióticos no dia a dia? É o que veremos a seguir.
Fontes de Probióticos
Você sabia que pode estar ingerindo probióticos no seu dia a dia sem ao menos saber disso? Há uma série de alimentos comuns em nossa alimentação que são ricos em probióticos, como é o caso do iogurte.
Outros alimentos ricos em probióticos são o chucrute, o kefir (bebida fermentada à base de leite ou água) e a kombucha (bebida fermentada à base de chá adoçado). Todos eles são probióticos naturais.
Além dos alimentos, é possível realizar uma suplementação de probióticos, o que é super recomendado para quem consome poucos alimentos que contenham esses microrganismos.
Considerando que apenas o iogurte é considerado uma opção comum nos lares brasileiros mais tradicionais, a opção de suplementar é excelente para garantir que o consumo de probióticos esteja sendo nas quantidades necessárias para uma boa saúde vaginal.
Há uma grande variedade de suplementos disponíveis no mercado, e para quem busca uma ação direcionada para casos de candidíase o Candicure está entre os destaques no quesito satisfação do cliente e qualidade.
Outras Dicas para Melhorar a Flora Vaginal
Mudanças na alimentação e uma boa suplementação podem contribuir bastante para melhorar a flora vaginal, mas há outras dicas que, ao serem complementadas, podem mudar de vez o bem-estar da mulher. São elas:
Novos Hábitos de Higiene
Para uma boa saúde vaginal, é preciso cuidar muito bem da região e ter bons hábitos de higiene. Infelizmente, os próprios produtos femininos podem atrapalhar este processo. Por exemplo, não é recomendado o uso de sabonetes íntimos com cheiro, mesmo assim são muito vendidos.
Evite também lavar internamente, pois isso pode afetar o pH da flora vaginal e causar impactos significativos. Tenha uma boa higiene, mas cuidado com os excessos.
Uso de Roupas Adequadas
Aposte no algodão! Calcinhas de algodão, principalmente, são a melhor opção para garantir a boa saúde vaginal, já que elas possibilitam uma melhor ventilação e, com isso, reduz a umidade que diminui as chances de proliferação de fungos.
Quando Consultar um Médico?
Em casos de candidíase, é importante consultar um médico ginecologista para que ele ofereça as melhores práticas e cuidados com a saúde vaginal. Apesar de ser um caso simples, a consulta irá garantir que os sintomas e o quadro não evoluam para algo mais grave.
Se a candidíase for uma infecção frequente, é fundamental realizar esse acompanhamento para entender o que pode estar causando o problema. Além disso, em casos de jovens mulheres, é o momento ideal para entender como cuidar da saúde vaginal.
O conhecimento sobre o assunto ainda é um tabu para muitos, mas é através dele que as mulheres poderão aprender como cuidar de suas partes íntimas adequadamente e evitar que infecções, como a candidíase, sejam um incômodo frequente. E nada melhor que um profissional da área da saúde para fornecer esse conhecimento.
Resumidamente, procure um médico nos seguintes casos:
- Gravidez;
- Sintomas persistentes;
- Alta frequência de casos;
- Primeira ocorrência;
- Em casos de HIV.
Conclusão
Como vimos, o cuidado diário com a saúde da flora vaginal é indispensável quando o objetivo é prevenir contra infecções e outras doenças. A candidíase pode parecer inofensiva, mas o incômodo gerado e as possíveis complicações em casos específicos podem tirar o sono de muitas mulheres.
Ter essa compreensão da real importância desses microrganismos para a saúde é o primeiro passo para buscar práticas mais saudáveis e adotar tratamentos eficientes e que irão garantir o que o corpo precisa.
A partir desse conhecimento adquirido, você e muitas outras mulheres que receberem este conteúdo poderão evitar infecções desagradáveis e uma qualidade de vida ainda melhor.