A corrida é uma atividade física muito benéfica, realizada por muitas pessoas, em diferentes níveis de experiência, para diversas finalidades, inclusive para iniciantes que vivem uma vida sedentária.
Então, se você faz parte do time do sedentarismo, mas está em busca de mudanças e procura uma maneira de começar a se exercitar, a corrida pode ser uma excelente opção.
Neste artigo, vamos apresentar alguns dos maiores benefícios da corrida para quem está sedentário e explicar como começar a praticar de maneira segura e eficiente. Confira!
1. Ajuda no sistema respiratório
De acordo com especialistas, a corrida é considerada um exercício completo por trabalhar a resistência, a força e gerar estresse fisiológico no corpo. Esse estresse pode levar a adaptações no sistema respiratório, cardíaco, músculo esquelético e sistema nervoso central.
Um estudo da Universidade de Vermont, nos EUA, mostrou que 18 semanas de prática constante de corrida podem resultar em fortalecimento do sistema respiratório, o que é ótimo para pessoas sedentárias voltarem a recuperar a vitalidade.
2. Queima muitas calorias
Dependendo de qual for seu peso, uma pessoa é capaz de perder muitas calorias por minuto enquanto está correndo. Ou seja, quanto mais ela corre, mais calorias irá perder.
E isso é ótimo principalmente para pessoas que, além de sedentárias, também estão acima do peso, o que é extremamente prejudicial para a saúde, em diversos aspectos.
A ação muscular que impulsiona o corpo do ponto A ao ponto B requer a utilização de uma coisa chamada ATP (energia). O corpo humano armazena ATP na forma de glicogênio e gordura, e quando utilizamos nossos estoques de glicogênio, começamos a buscar o combustível que está na gordura, o que leva à queima de calorias.
Veja mais dicas interessantes sobre emagrecimento clicando aqui: “Como perder pochete: 5 dicas para chapar a barriga”.
3. Fortalece os músculos
A corrida é um exercício físico que precisa ser feito de maneira progressiva e sempre com acompanhamento de profissionais Além disso, para realmente fortalecer os músculos, é muito indicado que ela seja intercalada com musculação, para que a saúde das articulações não seja comprometida.
É muito comum que possam ocorrer lesões durante a corrida, principalmente em pessoas sem condicionamento físico ou acima do peso, que realizam exercícios de forma inadequada. E a melhor forma de evitar lesões, é fortalecendo a musculatura, principalmente dos membros inferiores.
A corrida trabalha desde os músculos posturais até o tronco, quadril, joelho e os pés, portanto, deve ser realizado um treinamento complementar de força para que possa não apenas fortalecer as estruturas corporais, mas também dar mais competência aos músculos que estão mais atuantes na corrida, como os Glúteos, Quadríceps, Posteriores de Coxa e Panturrilha.
4. Ajuda na estrutura corporal
É muito comum que uma pessoa sedentária tenha dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia, como subir escadas, fazer longas caminhadas, brincar com os filhos etc.
No entanto, quando uma pessoa começa a praticar corrida regularmente, ela já consegue ver o aumento da resistência física. Além disso, em pouco tempo, também é possível ter noites de sono melhores, uma frequência cardíaca estável, respiração equilibrada e digestão mais rápida.