Conheça algumas das principais cirurgias urológicas!

As cirurgias urológicas são procedimentos realizados tanto em homens quanto em mulheres para cuidar da parte relacionada ao trato urinário.

As cirurgias urológicas também são procedimentos voltados para cuidar da parte reprodutiva do homem, como problemas nos testículos, pênis e próstata. Por este motivo, muitos procedimentos podem ser realizados, entre eles a cirurgia laparoscópica.

Vamos ver mais sobre os principais tipos de cirurgias urológicas realizadas hoje em dia.  

Prostatectomia radical

Quando há a evidência de algum câncer raro na região da próstata, o mais indicado é a realização da prostatectomia radical. O procedimento é somente indicado para aqueles pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado, ou seja, que o câncer realmente existe no local da próstata.

Aqui em nosso país, o procedimento mais comum é realizado por meio de um corte na área do abdômen, dando ao médico a visão das vesículas e da próstata. Novamente, a cirurgia laparoscópica é a mais indicada para este procedimento, contribuindo para uma boa recuperação do paciente.  

Biópsia da próstata

A biópsia da próstata também é outra cirurgia urológica que é muito utilizada hoje em dia. É um procedimento um pouco delicado, onde haverá a retirada de um pequeno pedaço do tecido do órgão, para ser mandado para o laboratório de análise.

Esse tipo de procedimento só ocorre quando o médico suspeita de algo errado na próstata do paciente, com base em outros exames. Na maioria das vezes, o paciente já tem passado pelo exame de toque retal. Com as suspeitas, o médico solicita a biópsia de próstata para ter a certeza da presença do câncer na região, pois, caso o descobrimento da doença seja rápido e ainda no início, o paciente tem mais chances de cura da doença.

Ressecção da próstata

A hiperplasia prostática benigna pode ser resolvida com a ressecção da próstata. A ressecção é realizada por meio da visualização da próstata através da uretra. É uma cirurgia muito eficiente e o sucesso no procedimento pode chegar a 90%.

Litotripsia extracorpórea

Outra cirurgia urológica é a litotripsia extracorpórea, neste caso, com a finalidade de tratar cálculos renais. O cálculo renal é muito conhecido hoje em dia como pedra nos rins. Esse problema de saúde pode aparecer por diversas causas, como por exemplo, excesso de vitamina D ou por hereditariedade.

Muitos cristais na região dos rins podem causar o problema, acompanhado de muitas dores. Tal procedimento cirúrgico não é invasivo e pode ser realizado de forma rápida.  

Vasectomia

A vasectomia é uma das cirurgias mais realizadas nos homens atualmente, com o objetivo de torná-lo estéril. É uma cirurgia rápida, de fácil recuperação e que não oferece muitos riscos.

A cirurgia é realizada para cortar os canais que levam aos espermatozoides. A anestesia é local, dispensando a anestesia geral, alguns cortes pequenos são realizados e ao final do procedimento, o paciente pode sentir um pouco de febre e um inchaço no local do procedimento.

Esse tipo de cirurgia é muito procurada por aqueles homens que não desejam ter mais filhos e que já estão na fase adulta. No entanto, com a medicina avançada, hoje em dia já é possível fazer a remoção do procedimento quando o homem desejar ter filhos novamente.

Deixe um comentário