Dicas de Cuidados com a Pele para Quem Pratica Atividades Físicas 

O cuidado com a pele é diário e deve ser feito por todos, mas principalmente por aqueles que praticam atividades físicas, afinal, a maior exposição ao sol e o suor podem resultar em muitos problemas para a saúde. 

Durante a prática de uma atividade física, a nossa pele costuma estar em uma condição de vulnerabilidade a fatores externos, como os raios UV, sujeira e até mesmo fricção. Todos esses fatores podem gerar irritações ou até outros problemas mais graves – por exemplo, acne, assaduras, etc. 

 

Além disso, com a obstrução dos poros que pode ser causada pelo suor, o risco de inflamação também é maior. A seguir, confira algumas dicas de cuidados com a pele ideal para quem pratica atividades físicas.

Limpeza da Pele Antes do Exercício

E não é que a pessoa que toma banho antes de ir para a academia não está errada?! O hábito de limpar a pele antes da prática é tão importante quanto a limpeza pós prática, pois assim os poros não serão obstruídos por oleosidade em excesso ou impurezas durante a atividade. 

 

Com a remoção das impurezas, como sujeira, resíduos de produtos e poluição que foram se acumulando na pele durante o dia, você estará preparando sua pele para o suor e outros problemas durante a prática. 

 

Em rotinas mais corridas, como ir para a academia logo após o trabalho, o ideal é lavar muito bem o rosto com um sabonete próprio para sua pele ou utilizar a água micelar para ajudar na remoção das impurezas. 

 

Quanto ao corpo, você pode utilizar lenços umedecidos em casos de necessidade. Por exemplo, se tratando de uma pessoa que trabalha exposta ao sol ou é exposta a muitas impurezas no processo para chegar ao local de trabalho. 

 

Esse cuidado antes da prática da atividade física também contribui para que bactérias presentes na pele não causem irritações ou até mesmo acne. Se você é uma pessoa que costuma suar bastante, o cuidado é ainda maior.

Hidratação Adequada

A hidratação da pele também é fundamental, mas precisa ser feita da maneira correta para surtir bons efeitos. Esse cuidado deve ser feito tanto antes quanto depois da prática de atividades físicas, ajudando a evitar o ressecamento e a desidratação. 

 

O ideal é que o hidratante seja de rápida absorção, para que se crie uma barreira natural de proteção na pele mas sem que os poros sejam obstruídos no processo. Evite hidratantes muito densos, opte por aqueles que sejam leves. 

 

Após a prática das atividades, nossa pele precisa de uma reposição de umidade já que perdeu tanto através do suor. Nessa etapa, o ideal é utilizar produtos que contenham na composição ingredientes como a glicerina ou o ácido hialurônico, pois eles são eficazes em atrair e reter a umidade. 

 

Se o seu caso é de uma pele mais sensível, o indicado é o uso de produtos sem fragrâncias e que sejam hipoalergênicos para evitar danos ou até mesmo crises de alergia.

Uso de Protetor Solar

Seja para praticar uma atividade ao ar livre, ir passear ou apenas fazer o trajeto até o trabalho, o uso de protetor solar é indispensável para garantir uma boa saúde da pele. E essa regra vale também para os dias nublados. 

 

Durante a prática da atividade física ao ar livre, a exposição aos raios UV pode resultar em muitos danos à pele. As queimaduras são as marcas mais comuns de sol, podendo causar um envelhecimento precoce da pele – já viu a diferença da pele que é excessivamente exposta ao sol e a que não é? É visível a diferença. 

 

Em casos mais graves e de alta exposição ao sol, pode até resultar em um câncer de pele. Por isso, é fundamental manter o uso do protetor solar tanto para o rosto quanto para o corpo. 

 

Saber escolher o protetor solar também é importante. Os fatores mais comuns, são: 

 

  • FPS 30: bastante utilizado para o dia a dia, para baixa exposição ao sol; 
  • FPS 50: para exposição de baixa a moderada; 
  • FPS 70: garante maior proteção, principalmente em dias com alta exposição ao sol; 
  • FPS 90: para peles sensíveis e que não podem sofrer alta exposição ao sol. 

Roupas Adequadas

As roupas usadas para a prática das atividades físicas também influenciam na sua pele, por isso também precisa ser considerado na hora de melhorar os cuidados. 

 

O ideal é optar por roupas que possibilitem a pele respirar, como é o caso das peças feitas a partir de tecidos sintéticos – por exemplo, o poliéster, ou nylon, etc. Eles permitem que a pele respire e se mantenha seca. 

 

Com a pele mais fresca e seca, as irritações causadas pelo atrito na pele e pelo acúmulo de suor são muito menores ou até mesmo nulas. 

 

Apesar de serem as queridinhas de muitas mulheres que vão à academia, as roupas justas e apertadas podem acabar gerando assaduras causadas pela fricção em determinadas regiões. A foliculite também é um mal que pode surgir com o uso desse tipo de roupa. 

 

As melhores opções no quesito roupas são: 

 

  • Tecidos leves e sintéticos; 
  • Cores claras; 
  • Materiais que contenham propriedades antimicrobianas.

Cuidados Pós-Exercício

Nada melhor do que um bom banho após a prática de uma atividade física, perfeito para limpar o corpo e relaxar a mente. A limpeza e a hidratação não podem faltar neste momento, garantindo a remoção de todo o suor da pele, assim como impurezas. 

 

Esse cuidado logo após a prática ainda contribui para que a pele evite ter problemas com irritações ou acne, afinal, ambos podem ser causados pela sujeira na pele e obstrução dos poros. 

 

Ao lavar o rosto, o ideal é que seja feito com água fresca e evitar água muito quente, pois pode interferir na hidratação da pele e causar outros problemas. Durante o banho, garanta a boa limpeza e, em casos de banhos quentes, hidrate a pele com um bom produto logo após para evitar ressecamento e aparência ruim. 

 

Em casos especiais, como em peles muito oleosas, os produtos devem ser voltados para essa condição para que o tratamento seja eficaz e para manter o controle. 

 

Se a sua atividade física é ao ar livre, como corridas ou no pedal, garanta que o seu corpo esteja recebendo a quantidade adequada de vitamina C, afinal, ela irá ajudar no combate aos danos que os radicais livres podem causar. 

Alimentação e Hidratação Interna

O que comemos e a quantidade de água que bebemos possui grande influência em nosso corpo e na saúde de nossa pele, muito mais do que os produtos que utilizamos ou a quantidade de atividade física praticada. 

 

É muito importante que se tenha bons hábitos alimentares, como ter uma dieta rica em folhas verdes, frutas, vegetais e também em gorduras saudáveis – por exemplo, o ômega-3. Cada um desses ingredientes fazem a diferença na saúde da pele, da mente e do corpo de modo geral. 

 

As vitaminas e os antioxidantes presentes em cada um desses alimentos é o que irá garantir uma boa aparência para a pele, juntamente com a suplementação que irá garantir a ingestão das quantidades corretas de certos nutrientes, como o colágeno que é tão importante para a pele. 

 

A quantidade de água ingerida diariamente também tem grande influência na saúde da pele, afinal, ela é indispensável para uma boa hidratação do tecido. Com a hidratação sendo feita de dentro para fora, sua pele terá uma melhora na elasticidade e não terá um aspecto de ressecamento. 

Conclusão 

Se você chegou até aqui, as informações acima devem ter sido úteis e irão contribuir para práticas mais saudáveis. Antes de optar por métodos radicais, você já sabe que é possível ter uma pele bonita e saudável apenas com bons hábitos e com a ingestão de nutrientes. 

 

Hidrate-se, coma frutas e verduras, suplemente os nutrientes necessários e veja os benefícios, literalmente, na própria pele. 

 

Ter o hábito de cuidar da pele através dessas práticas acima irá proporcionar benefícios para o corpo todo, já que uma boa alimentação e hidratação são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo. E esse é o momento perfeito para começar. 

Deixe um comentário